quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O poder do elogio para a auto-estima de uma criança

Para a terapeuta Daniella freixo de Faria, o primordial na construção de uma relação harmoniosa é a confiança depositada sobre as atitudes da criança. Os pais não devem simplesmente questionar atitudes erradas, esquecendo das qualidades de seus filhos. “ Aprendendo a se apreciar a criança sempre terá uma fonte de alimento emocional, além de aprender também a apreciar os outros e o mundo”, diz a psicóloga.

Daniella garante que o essencial é sempre questionar quando a criança erra, sente raiva, tristeza, se frustra com alguma coisa. Nessa hora, eles não podem esquecer de ter um diálogo a base de elogios e críticas construtivas. Quando o ser humano comete um erro e não escuta uma palavra de consolo, algo que o motive a melhorar e não cometer falhas, sua postura tende a ser daqueles que não enxergam novas possibilidades na vida.

A psicóloga afirma que os pequenos são holofotes do que está em desarmonia na casa e que normalmente quando apresentam dificuldades os pais imediatamente buscam ajuda, mas na realidade, são eles que precisam ser ajudados.

Estas e outras prevenções familiares, podem ser encontradas nas palestras de Daniella. Além de atender no seu consultório, ela encontrou uma alternativa para auxiliar os pais que necessitam da ajuda profissional. Assim, quem deseja mudança dentro do lar pode contar com o apoio da palestrante. As palestras costumam ocorrer em empresas e escolas como: Pueri Domus, Escola Nova Lourenço Castanho, Colégio Dumont Villares, Colégio Visconde de Porto Seguro e Kimberly Clark e também aplica vivências, que têm como objetivo oferecer uma atividade transformadora e é elaborada de acordo com a necessidade de cada escola.

Para completar o desempenho do seu projeto, Daniella criou um serviço aprovado pelos pais e filhos, professores e pacientes, da caixa de reconhecimento, que é a favorita dela e dos alunos, professores e pacientes, que serve para guardar os momentos especiais e as coisas boas que acontecem ao longo do dia para recordar as boas lembranças da vida quando for preciso.

Para ela, mais do que ajudar a melhorar, o importante é fazer com que não precisem de ajuda!



Fonte: MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing