quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Projeto de Educação Sustentável beneficia 6 mil alunos carentes do Rio de Janeiro

Educadores renomados no mundo afirmam que a solução para se alcançar qualidade no ensino está baseada em iniciativas de Educação Sustentável, ou seja, estruturar ações que garantam o desenvolvimento do cidadão com a sua inclusão Social e econômica. Com essa proposta, a Cambridge University Press, editora mais antiga do mundo e presente no Brasil há 20 anos, comemora a marca de 6 mil jovens carentes, entre 11 e 17 anos, beneficiados com o aprendizado do idioma inglês, por meio de projeto realizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e com o IBEU (Instituto Brasil Estados Unidos).

Com 15 mil livros distribuídos aos alunos, essa ação envolve 71 escolas municipais cariocas e conta com 46 professores exclusivos para ministrar aulas de inglês. “Estamos muito satisfeitos com esses resultados. Entendemos que dessa forma estamos ensinando algo além de um novo idioma. Conseguimos proporcionar uma visão de futuro aos alunos com impactos diretos na percepção de seu papel na família e comunidade”, avalia João Madureira, diretor geral da Cambridge University Press.

Esse desempenho Positivo funciona como um importante estímulo para aumentar a contribuição da Cambridge à educação brasileira. Prova disso, é a ampliação em 100% dos recursos financeiros utilizados com este propósito em 2009, que totalizaram R$ 350 mil em 50 projetos com suporte a 5 mil alunos e a distribuição de 10 mil livros de inglês. Para 2010, a meta é aumentar em 50% a cifra investida e dar um salto para 75 parcerias educacionais.

Ao todo, a editora já participou de 159 projetos, com apoio a 20 mil estudantes e distribuição de 38 mil livros. Desse total, 15% correspondem às regiões Norte e Nordeste, 15% foram organizados no Centro-Oeste, 35% na região Sul e o mesmo percentual corresponde ao Sudeste.

Outra iniciativa da Cambridge no sentido de consolidar os conceitos da Sustentabilidade educacional é a realização do 1º Fórum de Ideias (www.cambridge.org.br/forumdeideias). O encontro abordará os caminhos da educação e Cidadania , com a presença de importantes nomes como Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire, Mozart Neves Ramos, presidente-executivo da Fundação Todos pela Educação, e Philippe Perrenoud, autor de inúmeros livros sobre educação. O evento irá ocorrer no dia 13 de novembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Sobre a Cambridge University Press:
A Cambridge University Press é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a aquisição, aprimoramento, manutenção e disseminação do conhecimento. É a editora mais antiga do mundo, fundada em 1534 e parte integrante da Universidade de Cambridge (Inglaterra), instituição de ensino que, em 2009, completa 800 anos. A editora possui uma lista com mais de 20 mil títulos publicados e uma média de 1,6 mil novos títulos por ano. A Cambridge University Press comemora 425 anos ininterruptos de publicações no mundo e 20 anos de atividade no Brasil.

Fonte: Fran Press Assessoria de Imprensa