terça-feira, 29 de setembro de 2009

Inscrições para o Prêmio ODM terminam na sexta (2/10)

O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2005 para valorizar e fortalecer ações e iniciativas bem- sucedidas da sociedade civil e das prefeituras visando alcançar as oito metas do milênio até 2015.

As práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas e, ao final do processo, as 20 melhores iniciativas serão escolhidas por um júri especial e receberão o prêmio. Nesta terceira edição foram realizados seminários em todos os estados brasileiros com o objetivo de mobilizar a sociedade. Participaram desse processo mais de oito mil pessoas.

De acordo com o secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais, Wagner Caetano, responsável pela coordenação do Prêmio, o governo federal continuará apoiando o engajamento da sociedade civil em ações para a concretização das oito metas do milênio. As metas foram estabelecidas pelos líderes de 191 nações durante a reunião da Cúpula do Milênio na Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2000.

Nas duas edições anteriores, em 2005 e em 2007, cerca de dois mil projetos foram inscritos. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em abril de 2010 e deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A criação de um banco de práticas bem-sucedidas, que seja referência de política pública para a sociedade e governos, e a divulgação das práticas que contribuam para os objetivos do milênio, são também finalidades do Prêmio ODM Brasil. As práticas vencedoras estão reunidas no site www.odmbrasil.org.br.

Já no portal www.portalodm.com.br ,criado pela sociedade civil e coordenado pelo PNUD, podem ser encontradas informações sobre a situação de todos os municípios brasileiros em relação ao cumprimento das metas e o que falta para alcançá-las.

O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e parcerias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás.

O que são os ODM
O pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo só será possível por meio de oito iniciativas. São elas:

- Erradicar a extrema pobreza e a fome;
- Educação básica de qualidade para todos;
- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde das gestantes;
- Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
- Garantir a sustentabilidade ambiental;
- Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

http://www.elogieaki.com.br/Noticia/