quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Receita de Sucesso dos presidentes no CONAREC

Um debate com presidentes de grandes empresas no CONAREC destacou a receita de sucesso para fidelizar clientes mesmo na crise.

Monica Waldvogel como mediadora e os presidentes, Tarcísio Godoy da BrasilPrev, Marcelo Martins da Cargill, Antonio Rubens Silva Silvino da Liquigás, Roger Ingold da Accenture, Newton Neiva da Visa Vale e James Meaney da Contax.

Um bate papo de peso, destacando a versatilidade e experiência do Brasil e dos executivos brasileiros para enfrentar todo tipo de tempestade. Cada um conta sua estória e a sua receita para manter o cliente feliz e como conseqüência a sua fidelização.

Sem apelar para as fórmulas mágicas de cortes de custos e redução de estrutura todos os presidentes foram unânimes em ressaltar a busca por novos negócios e novos clientes como prioridade para viver momentos um pouco mais complicados.

E com isto conseguiram sim manter suas empresas no rumo e de forma bastante positiva destacam também a importância da valorização dos colaboradores como um ingrediente fundamental para o sucesso.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Dar foco a responsabilidade social e sustentabilidade também foi destacado como um dos pilares deste sucesso pelos presidentes.

Um exemplo é o projeto CONEXÃO da Accenture que usa o voluntariado e o expertise da empresa e dos seus colaboradores e com isto já qualificaram e inseriram mais de 3 mil jovens no mercado de trabalho,”uma iniciativa importante considerando a dificuldade de empregabilidade do jovem na faixa etária de 18 a 20 anos” , diz Roger Ingold, presidente.

Já a Cargill destaca o trabalho de sua Fundação, projetos como o horta e reciclagem e o cultivo de mudas são alguns destes exemplos. “ Além da educação a preocupação com o meio ambiente e a qualificação de fornecedores são prioridade na Cargill, segundo seu presidente Marcelo Martins.


Ana Fontes do ElogieAki