segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quanto mais uso do carro menos recursos no planeta: O dia mundial sem carro

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente comemora o “Dia Mundial sem Carro” no Parque do Ibirapuera e lança a campanha “Mais é Menos”

Mais carros nas ruas representam menos ar limpo. Esta afirmação será traduzida pelo Akatu no Parque do Ibirapuera, a partir do dia 17 de setembro, com um carro inflado*, feito de lona, com mais de 5 metros de comprimento e 2 metros de altura, conectado a um arco íris, também de lona, completamente “esvaziado”, com 4 metros de largura e 1 metro de comprimento, farão parte da paisagem do Parque.

Além de lembrar a população sobre o Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro, a intervenção organizada pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente tem o propósito de conscientizar o consumidor para o seu poder transformador da sociedade. “Por meio de um exemplo concreto, o consumidor será levado a refletir sobre como suas escolhas de consumo interferem no cotidiano de sua cidade”, comenta Helio Mattar, Diretor Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.


Fonte : CDN, Akatu


Esta ação marcará também o início da campanha ‘Mais é Menos’, cujo objetivo é sensibilizar e mobilizar os brasileiros para o consumo mais consciente, a partir da comunicação sobre os impactos negativos – sobre o meio ambiente, a sociedade e o próprio indivíduo – do consumo acima do necessário. Para isso, a agência Lew’Lara\TBWA, que trabalha de forma pró-bono como parceira institucional do Akatu desenvolveu a campanha cujo mote é “Mais é Menos”, que inclui peças produzidas para mídia impressa, eletrônica e também um hotsite (www.maisemenos.org.br). O hot site foi desenvolvido pela agência Brancozulu, também parceira institucional do Akatu.

A iniciativa da campanha ‘Mais é Menos’ surgiu da constatação de que é necessário massificar a compreensão dos conceitos e práticas do consumo consciente, estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu atual padrão de consumo e sobre a forma como as mudanças de comportamento podem ajudar na construção da sustentabilidade da vida no Planeta.

Além das peças e do hotsite, estão previstas ações interativas em espaços públicos, a exemplo desta intervenção no Parque do Ibirapuera. Também está prevista a nomeação de “embaixadores do consumo consciente”, entre personalidades de diversos segmentos – como gastronomia, esportes e televisão – cuja missão será a de atuarem como formadores de opinião a serviço da causa do consumo consciente e da sustentabilidade da vida no planeta.

Peças
A linguagem das peças utiliza ilustrações de objetos infláveis para transmitir a idéia de que ‘Mais é Menos’, acompanhadas com uma mensagem de consumo consciente. Como exemplo, em uma delas, um edifício se “infla” enquanto uma árvore se “esvazia”, retratando as conseqüências, para a natureza, do consumo exagerado de energia elétrica e água nas habitações. A imagem vem acompanhada da mensagem “Bem-estar e consumo podem conviver em perfeita harmonia na sua casa”.



Dia Mundial Sem Carro
O Dia 22 de setembro foi escolhido internacionalmente como data de mobilização para chamar a atenção para a importância de redução do uso de automóveis nos grandes centros urbanos. A data existe desde 1997, quando foi implantada na França. Em 2000, foi abraçada pela União Européia e reuniu 760 cidades. Já em 2001 este número subiu para 1683 cidades. Em 2002, a Europa ampliou a data para toda uma semana – A semana Européia da Mobilidade.

O Brasil aderiu à campanha em 2001, quando 11 cidades brasileiras tiveram ações de mobilização. São Paulo passou a realizar atividades em 2005, de forma coordenada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. As ações são protagonizadas por diversos órgãos e movimentos, sejam eles do setor público ou da sociedade civil, visando despertar a atenção da população e do poder público para assuntos decisivos para a vida em São Paulo, como cidadania no trânsito, congestionamentos, respeito ao pedestre, segurança e poluição.

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente participa do Dia Mundial sem Carro desde 2007, sempre em parceria com o Movimento Nossa São Paulo.


Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. A palavra “Akatu” vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”, traduzindo a idéia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo. Para o Instituto Akatu, o ato de consumo deve ser um ato de cidadania, por meio do qual qualquer consumidor pode contribuir para um mundo melhor. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade, refletindo sobre o que consome e prestigiando empresas comprometidas com a responsabilidade social.