terça-feira, 6 de abril de 2010

Inscrições de cursos gratuitos de inglês para alunos do ensino médio são prorrogadas até 15 de abril

Foram prorrogadas para 15 de abril as inscrições de alunos da rede pública estadual de ensino nos cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês oferecidos pelo Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas da Secretaria de Estado da Educação. As 362.539 vagas são destinadas aos alunos dos 2o e 3o anos do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas nas escolas onde os estudantes estão matriculados. O programa é realizado por meio de um convênio com 586 escolas particulares de idiomas, entre elas, a Cultura Inglesa e a Entry. Do total de vagas, 268.484, ou 74% das vagas, serão destinadas ao curso de inglês.

Lançado este ano pela Secretaria de Estado da Educação, o programa visa ampliar a oferta do ensino de língua estrangeira para os alunos matriculados nos dois últimos anos do Ensino Médio em cidades com mais de 50 mil habitantes. As aulas serão dadas nos CELs – Centros de Estudos de Línguas, instalados em escolas da rede paulista de ensino. Quando a capacidade de atendimento dos CELs for preenchida, os estudantes serão atendidos nas escolas de idiomas particulares credenciadas. Caberá ao aluno escolher em qual instituição deseja estudar.

O curso de inglês foi inserido este ano na grade dos CELs como um complemento ao conteúdo repassado aos alunos nas salas de aula. Com um total de 80 horas/aula, ele terá dois semestres de duração e vai enfocar o ensino de inglês do nível básico. O objetivo do curso é aprimorar as habilidades de compreensão e produção oral da língua dos estudantes, a fim de proporcionar a esses jovens o acesso a novas tecnologias e oportunidades no mercado de trabalho. Hoje existem 96 CELs no Estado – 20 na capital, 16 na região metropolitana e 60 nas cidades do interior e litoral.

CULTURA INGLESA E ENTRY
O melhor das novas tecnologias está presente nas unidades da Cultura Inglesa e da Entry - ambas credenciadas para o Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas. As unidades possuem quadros interativos (lousas digitais), retroprojetores, TVs LCD, microsystem e DVD. Dos centros multimídias, o aluno pode acessar o e-Campus, que expande o estudo para além da sala de aula ao oferecer via internet 2.700 atividades, entre exercícios de compreensão oral, vocabulário, notícias, dicionário com pronúncia e jogos. Os alunos receberão, a título de empréstimo, o material didático para acompanharem as aulas.

Além dos recursos pedagógicos e tecnológicos, os alunos que optarem pela Cultura Inglesa e pela Entry poderão participar atividades culturais como shows, exposições, espetáculos de teatro e dança, workshops, projeção de filmes e palestras.

Essas atividades estão entre os diferenciais da Cultura Inglesa - entidade sem fins lucrativos que tem entre seus objetivos disseminar a cultura e a língua inglesa. Parte da rede de escolas da Cultura Inglesa, a Entry tem como foco o ensino de inglês de forma prática, com ênfase na linguagem usada em situações cotidianas, no trabalho, na internet e nas viagens.

Fonte: Lu Fernandes Comunicação e Imprensa