quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Campanha Plante para o Planeta ultrapassa a marca de 7 bilhões

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) declarou que a campanha "Um Bilhão de Árvores", promovida pelo Plante para o Planeta, ultrapassou a meta de sete bilhões de árvores plantadas no mundo, uma para cada pessoa do planeta.

A campanha, lançada em novembro de 2006 na Conferência sobre Mudanças Climáticas de Nairóbi, no Quênia, teve seu objetivo de 1 bilhão de árvores ampliado para a marca de 7 bilhões e hoje apresenta um número de 7,4 bilhões.

Balanço

O objetivo inicial, de plantar 1 bilhão de árvores anualmente, surgiu como uma forma de expressão pública aos desafios das mudanças climáticas, e também à degradação das florestas e ecossistemas.

Em 2008, o Pnuma aumentou em referência à Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), importante encontro realizado em Copenhague em dezembro do ano passado.

O Pnuma ressaltou que o sucesso do projeto deve-se à participação coletiva de pessoas de várias partes do mundo, de diferentes áreas e setores. Entre os países que mais plantaram árvores estão a Etiópia, Quênia, Turquia, México, Cuba, Indonésia e China.

Vale lembrar que mesmo com o prazo extinguido a contagem continua. Para participar, basta assumir o compromisso no site da campanha (http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese/) e em seguida comprovar o plantio de uma muda.

Fonte: EcoD